Não, não é. Brasileiro que já viajou para fora sempre se depara com essa pergunta dos que ficaram por aqui. A minha reposta é sempre a mesma: passo mais frio aqui do que lá.

Somos preparados para lidar com calor aqui. Da mesma forma, europeus estão preparados para o frio

Pense assim. Você conhece imaginar uma casa no Brasil sem ventilador ou até ar condicionado? Sem piso frio ou janelas grandes? Difícil imaginar como passariam um verão sem sofrer com o calor, certo? La fora é o mesmo. Dificilmente casas não vão ter aquecedor, janelas reforçadas que pouco abrem e piso de madeira ou carpete no chão.

Por isso, dentro de nenhum ambiente você vai passar frio.

E NA RUA?

Passar frio e uma questão de roupa errada, me disse uma amiga inglesa. Você não pode esquecer do protetor solar no verão aqui, certo? Da mesma forma, existem várias formas de se manter aquecido em temperaturas abaixo de zero.

MEIAS E SAPATOS

São os itens mais importantes da vestimenta. Compre sapatos fechados, impermeáveis ou a prova da água. Solas de borracha e com bom grip facilitam andar na chuva e neve. Meias grossas, tipo de esporte, deixam o pé aquecido e evitam que o frio do chão invada o corpo. Prefira as de algodão que mantém o calor. De forma oposta, fibras sintéticas como poliéster, deixam uma sensação de pé frio bem desconfortável. Em caso de temperaturas perto ou abaixo de zero, use toucas de lã e luvas. Manter as extremidades do corpo aquecidas faz toda a diferença.

sapatos-impermeaveis-usados
Sapatos impermeáveis depois de 3 invernos muito bem andados

CAMADAS É O GRANDE SEGREDO

Com o tempo você acostuma com o ritual de tirar e colocar layers de roupa. Como todo lugar tem aquecedor, ficar com aqueles casacos mais grossos dentro dos lugares é impossível. O casaco mais grosso tem a função apenas de proteger contra o vento e chuva, ou seja, de não deixar o frio entrar.  Embaixo, use blusas de lã ou grossas que vão realmente aquecer o corpo. Roupas tipo ‘segunda pele’ são bem interessantes para manter a sensação de frio longe do corpo.

londres-winter-2010
Prova que é possível se divertir no inverno de Londres. Com vários layers e uma boa bebida quente!

Sim, no começo é estranho usar tantas camadas, mas com o tempo você se acostuma com todo o ritual. Se você pensar bem, é o mesmo que ir para praia por aqui. Apenas o cuidado é diferente, já que você tem de proteger seu corpo do frio e vento.

ESCOLHA BONS MATERIAIS

O casaco super legal do Brasil não deve funcionar no frio de lá. O problema é o material. Prepare o seu orçamento para comprar um bom casaco, com o material certo, na sua viagem. Você não vai se arrepender desse investimento.

FAÇA MAIS PAUSAS PARA O CAFÉ

Outro cuidado que você tem que tomar é com o tempo que você fica exposto ao frio. Dependendo das temperaturas não há roupa que consiga te manter aquecido por muito tempo. Então faca pausas. De preferência, antes que o corpo fique com frio demais.

Você já reparou em filmes quanto eles sempre estão com cafés ou travel mugs nas ruas?

Post5-pic-ny cafe
Classic Hollywood = New York + Winter + Coffee

Pic-lake-Scotland
Classic Europe Tour = Luvas + Touca + Casaco + Café

Isso porque nada como uma bebida quente para aquecer o corpo bem rápido. Você também vai reparar na quantidade de coffee shops que existem nas ruas. Entrar em loja só para olhar enquanto você aquecer-se também não e nada incomum.

Afinal, todo mundo lá sabe o que é frio.


Quer conhecer estas e outras dicas de como viajar e usar seu inglês no dia-a-dia? No English Pop Up focamos em resolver seus problemas com o idioma. Sem frescura, sem enrolação e sem custos escondidos. Mande uma mensagem para eng.popup@gmail.com ou entre na nossa página no Facebook para saber mais.

MAS LÁ NA EUROPA NÃO É MUITO FRIO?
Tagged on:             

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *