Terceiro post da série de atitudes simples para aumentar sua fluência em inglês. Nesta terceira dica, focamos na habilidade de ouvir diferentes sotaques em inglês.

BE CONSIDERATE WHEN LISTENING

Muita gente se esquece, mas é fundamental saber: todo mundo tem sotaque. Pessoas que falam inglês como segunda língua. E nativos também.

Quer um exemplo? Veja o vídeo abaixo. Você vai ouvir atores se apresentando e respondendo perguntas. Tente perceber as diferenças de sotaques. Você vai ouvir o inglês de americanos, uma britânica, uma indiana, um alemão e um espanhol.

Você consegue perceber como o ritmo das frases e a pronuncia das palavras muda? Como é possível ouvir a influência da primeira língua, no caso dos não nativos?

O SOTAQUE BRASILEIRO

A mesma coisa acontece no nosso caso. Nós brasileiros, em geral, temos um sotaque muito marcado. Temos problemas com o som de ‘th’ e ‘r’ em inglês, além do ritmo das sentenças, que é bem diferente. No português, tendemos a dar ênfase no meio e final das palavras, enquanto no inglês, em geral a primeira silaba é mais forte.

Tente agora comparar o inglês americano versus o de um brasileiro fluente.

PARA GANHAR FLUÊNCIA EM INGLÊS, APRENDA TAMBÉM A OUVIR MELHOR.

Perceba como nativos e não nativos falam. E ainda mais importante, aprenda a ouvir-se falando o idioma. Isso vai ajudar a reduzir o seu sotaque e ganhar maior fluência na hora de falar.

Adote também uma forma mais completa de ouvir inglês. Inclua novos sotaques, países e regiões no seu estudo. Tente reparar como a mesma palavra soa diferente. Como o ritmo e a entonação varia.

Sim, no começo do aprendizado, inglês vai soar tudo igual (e estranho). Mas com tempo e atenção, você vai conseguir fazer distinção entre sotaques e passar a compreender melhor um número maior de pessoas. Tanto nativos como não nativos.


Quer conhecer estas e outras dicas de como avançar seu inglês? No English Pop Up focamos em resolver seus problemas com o idioma. sem frescura, sem enrolação e sem custos escondidos. Mande uma mensagem para eng.popup@gmail.com ou no Facebook para saber mais.

ATITUDES SIMPLES PARA FLUÊNCIA EM INGLÊS – DICA 3: LISTENING
Tagged on:     

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *